Ensino à distânci@ - dicas para pais & filhos





Já todos sabemos que devido à atual situação pandémica e consequente estado de emergência, as aulas presenciais do ensino básico foram canceladas.

Em prol dos alunos decidiu-se então implementar um ensino à distância, para que crianças e jovens de todo o país não sejam privados de um direito que é a educação.
Para tal, há neste momento,  milhares de professores que estão a articular entre si, para que o desenvolvimento das atividades decorra da melhor forma possível.

Por esta razão e porque sou mãe, mas também professora e diretora de turma, reuni um conjunto de conselhos/dicas, para que os miúdos consigam manter uma rotina escolar, ainda que em ambiente familiar.
Ninguém disse que seria fácil, mas vamos lá tentar!



AOS MIÚDOS,

①  Já não estás de férias! Concentra-te agora e organiza a tua rotina. Assim, vais poder continuar a aprender e até melhorar os teus resultados escolares!


②  LÊ com muita atenção o PLANO SEMANAL de atividades que te será enviado, bem como, as instruções dadas pelo teu DT e professores.


③  Faz uma LISTA de atividades prioritárias em função do Plano Semanal  e presta ATENÇÃO aos  diferentes prazos de entrega e horários, em que os professores estarão disponíveis para te esclarecer dúvidas ou em aulas online.


④  ORGANIZA o teu dia e escolhe um horário para fazeres as tarefas, de preferência divididas entre o período da manhã e da tarde, para que não estejas muitas horas seguidas, dedicado às atividades.


⑤  NÃO precisas de estar sempre ao computador/tablet, porque assim só te vais distrair!
Utiliza estes equipamentos para o essencial (pesquisas para trabalhos, comunicação com professores ou colegas de turma, receção e envio de atividades).


⑥  Concentra-te nos materiais que habitualmente usavas nas aulas - manual, caderno de atividades e caderno diário (e eventualmente nas aulas do projeto #estudoemcasa, transmitidas na RTP).


⑦  Se tiveres DÚVIDAS, coloca-as ao teu professor! Serve-te das PLATAFORMAS que tens ao teu dispor - e-mail, hangouts (chat), classroom, whatsapp, teams... (de acordo com as instruções que te forem dadas pelo teu DT/professores).


⑧  REALIZA as tuas atividades num espaço confortável,  mas que não seja o sofá ou a tua cama. Na escola não estás deitado, a escrever!


⑨  Faz pequenas PAUSAS entre as atividades de uma e outra disciplina (como se fosse um intervalo entre aulas, na escola).


⑩ NÃO deixes as tarefas para a última! Podes correr o risco de não conseguires terminar a tempo e de comprometeres a rotina escolar dos teus irmãos e/ou pais que também precisam de usar o computador.




AOS PAIS,

①  Relembre o seu filho de que já não está de férias! O 3º período será avaliado e do trabalho dele resultará o respetivo aproveitamento.


②  Esteja ATENTO ao mail. Ser-lhe-ão enviadas instruções, e todas as semanas, um plano semanal das atividades que o seu filho terá de concretizar.


③  ASSEGURE-SE de que o seu filho está a cumprir as atividades e aponte num papel, os prazos de entrega, ou AFIXE o plano semanal no frigorífico (como se do calendário de testes se tratasse).


④  COLABORE com o seu filho, no sentido de estabelecer prioridades - esta organização é essencial! A situação é nova para ele, logo, pode vir a ficar um pouco desorientado!


⑤  Esteja a par das plataformas que serão adotadas pelos professores, quer para aulas síncronas (videoconferência), quer para o visionamento/realização de atividades (a existirem, terão um horário definido no Plano)


⑥  NÃO PERMITA que o seu filho passe o tempo diante do computador ou telemóvel, assumindo esta ação como essencial para o desenvolvimento das tarefas. Serão sempre que possível, e de acordo com o teor das disciplinas, utilizados os manuais escolares e os cadernos de atividades.


⑦   NÃO CONSINTA que faça as atividades na cama ou no sofá. A postura incorreta poderá trazer-lhe problemas e não estará devidamente concentrado.


⑧  CERTIFIQUE-SE que faz pequenas pausas entre as diferentes atividades. São ESSENCIAIS e não tolere que desenvolva atividades em horas fora do horário da escola (serão, madrugada).


⑨ Tente MANTER A CALMA. A situação não é fácil de gerir e mais se acentua quando as famílias são numerosas. Se o seu filho não conseguir concretizar uma ou outra atividade, por conta de constrangimentos familiares, exponha a situação ao DT.


⑩ Não terá de assumir o papel de professor, mas sim, assegurar/organizar a rotina do seu(s) filho(s). Os professores estarão disponíveis para esclarecer dúvidas, através de vários meios, em horário definido (ver Plano Semanal).



NÃO ESQUECER QUE
HÁ PROFESSORES QUE TAMBÉM SÃO PAIS E PAIS QUE TAMBÉM SÃO PROFESSORES!








Comentários

  1. Verdadeiro serviço público, colega. O que muitas escolas deviam fazer. Vou partilhar.

    ResponderEliminar
  2. Até parece assim fácil, mas não é. Tenho dois filhos e estou a trabalhar a partir de casa. Dar-lhes apoio, fazer o meu trabalho que ainda é mais, preparar refeições e manter a casa mais ou menos arrumada. Há dias que já me vai faltando a paciência.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Onde mais se meteu o nariz