Desabafos de uma quarente[o]na com três filhos - parte III

Estamos há mais de um mês fechados em casa. Vamos na primeira semana de aulas não presenciais e sinto-me a enlouquecer.
Estou nas duas frentes de batalha e não vos sei dizer qual a mais difícil - se ser mãe de três filhos a desenvolver atividades à distância, se a de ser professora e diretora de turma.
Hoje foi particularmente duro. Muito. Respondi e enviei e-mails sem destino, quer dizer, destino têm, mas assim não se chega a lugar nenhum.

Dedico-me a isto horas a fio - solicitações e requisições de todo o lado, atividades de tudo e mais alguma coisa, plataformas disto e daquilo, aprender em semanas o que não aprendi em anos, adaptar-me a diferentes planos e maneiras de trabalhar, cumprir prazos (mais ou menos tudo para ontem). Caótico!

Por aqui trabalha-se com um mundo de recursos digitais que no mínimo daria um estudo de caso. Já os recursos informáticos são escassos como o caraças, e quase rosnamos na tentativa de apoderamento.
O gmail não tarda nada, bloqueia-me, tal é o número infindável de contas de acesso, minhas, do pai, dos filhos e do espírito santo. Mensagens e informações de diretores de turma e eu a dizer mal à minha vidinha, quando no momento a seguir (e já em tom de ameaça para que se despachem e me liberem o computador), faço exatamente a mesmíssima coisa: azucrinar a cabeça aos desgraçados dos pais, que assim que veem um e-mail meu, devem começar a agoniar.

Estamos desesperados - pais e professores. Acreditem pais, acreditem professores!
Tenho uma pilha de manuais à minha frente e ainda esta manhã a passei no domínio do 1º ciclo:
-Mãe, como é que se sublinha? Onde é que está o balde da tinta, que tu disseste que se pintam as palavras? Não encontro mais nenhuma... Mãe é para saltar à corda e fazer um vídeo... Temos corda?
E eu pensei: ainda bem que não, não fosse eu em desespero, pendurar-me (credo, cruzes canhoto!)
- Mãe, como é que se põe o documento em pdf? E lá apareço eu, na meet de alunos do 11º, a dar dicas.
- Mãe, como é que ponho o código na Escola virtual? Tens de criar conta primeiro. Como é que isso se faz?
- Olha, com os dedos e se calhar usando uma coisa que tens no interior do crânio - o cérebro!!!!
- Atenção ao plano! Isso é para entregar até quando? Ainda te falta desenhar?
- Sim, " A maior flor do mundo" e saltar à corda!
- Tu, olha as horas, vai preparar tudo, está quase na hora da aula...
- Oh mãe....

O "tlim" sucessivo de mensagens - informações e mais informações, apelos, timings e solicitações... Mal tenho tenho tempo para estender uma roupinha porque para a passar, já nem digo nada; passa pela porta e já não é mau! Também agora ninguém me pede a camisa x ou as calças y, ou a  t-shirt z. Agora é o alfabeto todo enrugado, que isto também não é para passar modelos!

Vai ser um 3º período nisto?
Deus nos ajude, porque eu já sonho com plataformas e não são as petrolíferas! (Antes fossem, sempre seriam mais rentáveis...)
Mas a seguir penso: depois da tempestade, vem a bonança e vai na volta ainda havemos de ser condecorados pelo Presidente da República.

E assim têm terminado os meus dias...









Comentários

Enviar um comentário

Onde mais se meteu o nariz