Deitar cedo e cedo erguer... é um castigo!

Ou os gaiatos andam elétricos demais ou eu com a paciência na reserva.
Tem sido um certo castigo ir deitar. Agora que a afluência de testes já diminuiu substancialmente, filam-se ao telemóvel e ao tablet, a cada minuto que podem. Que fartura de vídeos e de youtubers que só dizem parvoíces! Pelo amor da santa! Riem tão alto, que me tiram do sério. E os meus filhos veneram-nos, o que me dá que pensar. Não acho normal e sempre que posso, confisco-lhes os equipamentos, mas assim que têm uma oportunidade… é o que se sabe.
Neste momento não há PS4 para ninguém. Num dia destes, depois de lhes ter pedido pela vigésima vez que fossem deitar o lixo no contentor, continuavam a jogar. Está-se mesmo a ver: deu-me uma travadinha e a meio do jogo saquei-lhes os cabos e a box (ou lá o que é) e tudo a que por ora não têm direito. Até ao Natal! E de certeza que vai ser assim, pois já assim o foi noutras alturas. Conhecem aqui a pessoa…

Bem, não há PS mas há tudo e mais alguma coisa para não se deitarem. Sobem e descem escadas, entram no quarto uns dos outros, esquecem-se de levar não sei o quê, têm sede, faltam os ténis para por na mochila,... Passam as 10, chega as "e meia", como eles dizem e é isto. Depois lá vem a intervenção materna e às vezes paterna, e os ânimos acalmam.

Os dias começam às 6.20 e o mais velho é o primeiro a sair. A escola exige concentração, a ele e a todos e o dormir pouco, em nada contribui para isso. Depois é o cansaço que se acumula e chegamos todos KO ao final da semana. Quer dizer, eu é p'rai pela quarta-feira… A rotina pesa, as atividades são muitas e só hoje saí três vezes até ir definitivamente trabalhar - é o mais velho que perde o primeiro transporte para depois apanhar o comboio, e aí vou eu em contrarrelógio; é o do meio que agora tem uma dificuldade enorme em sair da cama porque tem sono, tem frio, dói-lhe o joelho ou outra coisa qualquer, e vão duas. Uma passagem fugaz pela padaria porque entretanto esqueci-me quanto fui deixar o segundo. Por último, a saída com o mais novo, quase sempre atrasado (e somos dois). Demora uma eternidadeeeeeeeeeeeeeeeeeee, ainda que esteja tudo à sua frente. Há dias em que até me dão espasmos nos pulmões, ou no coração, ou em qualquer outro órgão vital - isto é já o meu organismo a defender-se, a autocontrolar-se porque sabe que a partir de um determinado momento, começam os decibéis a aumentar! Logo eu que até nem sou uma pessoa, com grande projeção vocal…

Percebem agora por que é que considero muito importante que estes gaiatos durmam cedo?
Se deitados às dez e tal é isto, imaginem mais tarde!
Por falar nisso, só já durmo pouco mais de meia-dúzia de horas, um facto que me entristece consideravelmente. Haja paciência (se não for pedir muito).


De certeza que o "Pedrito" e a "Zézita" se deitam às cinco da tarde...
Nunca vi esta alegria cá em casa! Nas vossas é assim?! Não me lixem!😳

Comentários

Onde mais se meteu o nariz