Verão azul - férias ´18

Último dia de férias. Foi um mês inteiro quase em exclusivo com os três. Cumpriram-se tarefas, outras nem por isso. Não os consegui por a ler nem um livrinho, à exceção do Miguel que lá leu o Pafi e o incêndio no parque de merendas, comprado num supermercado, com o compromisso de me contar a história. Ainda que de forma um pouco atabalhoada, lá cumpriu a missão... É mesmo difícil, pá! Lutar contra idas à piscina, à praia,  as tecnologias, dormidas e acordares tardios é desleal, para além do estou de férias e não apetece, o argumento de sempre que me faz proferir uma série de mais-valias, em vão. Deixa-me com menos peso de consciência, o facto de não lhes ter sobrado muito tempo para fifas e afins. Ocupei-lhes o tempo entre passeios e outras atividades, a juntar à agenda já considerável que têm.

Passaram três meses. Cresceram, viveram novas experiências, fizeram novos amigos, aqueles de férias de verão, mas que acabam por vezes, por ficar na nossa vida e sempre na nossa memória.

Habitualmente tentamos proporcionar-lhes novas vivências e sei que destas gostaram muito. Conhecer o Porto, a-do-ra-ram! Braga, Valença, Ponte de Lima, Vigo, Santiago de Compostela e claro, o Gerês, há muito um dos nossos lugares de encanto. Agora sim, já puderam desfrutar da essência das Terras de Bouro. E ainda há tanto para ver... Depois, uns dias a sul como já é hábito e a visita às grutas, em Lagos - fantástico! (E menos de metade do valor de uma ida de cinco pessoas a um parque aquático)
Pode até ser preciosismo, mas mostrar-lhe outros mundos para além do seu, dá-me um prazer imenso! Poderem conhecer outras realidades, outras gentes, outras formas de falar, são aspetos que os enriquecem, que os completam e os tornam mais sensíveis às diferenças.
Dispenso uma mesada de praia ou sequer uma quinzena. Há tanto mundo lá fora (cá dentro) para conhecer, tanto património natural, humano e artístico. E a preços acessíveis.

Tirámos um imenso partido deles durante estes dias (também não tinham como escapar!)
Foram 24/24h juntos; uma família farta, às vezes uns dos outros! 😅
Que venham mais férias assim! Que possa desfrutar deles, mostrar-lhes e ensinar-lhes que há muito para ver e que somos tão pequeninos junto daqueles que fazem do mundo a sua casa. Isto sim, é ouro para a alma, um tesouro guardado no nosso melhor.
Retalhos do que os nossos olhos viram...


No Porto














Em Braga





Em Ponte de Lima





Em Vigo e Pontevedra





Em Santiago de Compostela






Na Serra da Peneda Gerês e Brufe









No Algarve







Até para o ano. Só já faltam trezentos e alguns dias.


Ninguém rouba o que você viveu.
                   Gabriel García Márquez


________
Este post foi escrito no último dia de férias, mas por excesso de tempo e disponibilidade 😜, apenas publicado hoje. É assim. Pode ser que me saia entretanto, o Euromilhões!

Comentários

Enviar um comentário

Onde mais se meteu o nariz