A Terceira dos Açores

Começo em jeito de resumo, afirmando a minha total rendição aos Açores. Já tinha estado em S. Miguel mas desta vez foi a Terceira que nos acolheu. E de que maneira! Os terceirenses são uns anfitriões extraordinários e nós tivemos ao nosso dispor, dois exemplos disso - Fátima e Francisco - obrigada por tudo!

A pretexto de um concerto do Sonido Andaluz, adesivaram-se as partners! Juntamos português  e espanhol ao sotaque dos Açores (que por acaso não é muito marcado) e aproveitámos o melhor que a ilha tinha para nos oferecer. Destaco a qualidade da gastronomia - cracas, lapas, cavacos, boca negra, vejas, alcatra (assado de carne de vaca) e muita batata-doce. Os doces... OMG! Conde da praia, Dona Amélia, cornucópias com doce de ovos e amêndoa... acho que provei de tudo e recebi como prémio, 1,5kg em 5 dias 😬

Não esqueçamos que Angra do Heroísmo é uma das cidades portuguesas distintiguidas pela UNESCO, por isso, o património e inevitavelmente a natureza resultam num ambiente perfeito, de calma, de paz, mas também de festa!
Chegámos em dia de “noite branca”. A cidade estava vestida a rigor, com um ar elegante e convidativo. Concertos, animações de rua, muita gente! Curiosamente, não me parece ser uma ilha muito turística ou pelo menos com o mesmo volume de estrangeiros que vi em S. Miguel. Emigrantes, sim. O bom filho à casa torna e enchem festas e romarias numa alegria e um orgulho imenso pelas suas origens.
Tentámos “fugir” dos roteiros turísticos e partimos à descoberta. Embrenhámo-nos na perfeição com os terceirenses pois modéstia à parte, somos todos pessoas dadas! Nas pescarias, nas corridas de touros à corda (muito apreciadas na ilha); nas tascas e restaurantes e até, vejam bem, numa entrevista para a RTP Açores, em plena Praia da Vitória, lá fomos privando com as gentes desta terra abençoada.

Espero um dia voltar à Terceira. Vivia lá bem, um ano (acho eu). Aos Açores, seguramente.
Ficam algumas imagens. Todas guardadas no melhor de mim. Foram momentos magníficos e dias soberbos em boa companhia.


Um dos artistas e respetiva partner 

Turistas from Baixo-Alentejo



Angra do Heroísmo


Algar do Carvão


Piscinas naturais - Biscoitos


Cidade de Praia - Praia da Vitória


Quinta do Martelo

Da Terceira a ver São Jorge e o Pico


De comer e chorar por mais 


São Mateus, Porto Judeu, Fontinhas
Aconselho vivamente!


Comentários

Onde mais se meteu o nariz