Helena

Helena vem do grego Helene e significa "luz" ou "iluminada". 



Era o nome da minha bisavó, uma Senhora. Quase sempre assim tratada - Senhora Helena ou Senhora Dona Helena. Muito à frente no seu tempo, vestia calças à boca de sino quando era impensável que as mulheres do Alentejo rural o fizessem. Culta, determinada, mulher de opinião e mãos de fada. Mãe de muitos; usava por vezes a expressão "as árvores morrem de pé!" pois sabia (aliás, sabíamos) que a definia. E assim foi durante décadas. Mas, com o passar do tempo e os seus 92, foi-se dissipando o carisma, a elegância, a visão e a postura de antes. A vida não perdoa...

Talvez por esta razão goste tanto deste nome e, por norma, das pessoas que lhe dão vida. 
Tenho três amigas Helena. Uma, desde o secundário, as outras desde a universidade. Para além do nome têm em comum a minha amizade, bons tempos vividos juntas, gargalhadas e lágrimas, também! Circunstâncias da vida, a distância... fomo-nos separando, porém, "o essencial é invisível aos olhos". Não falhamos votos de aniversário e de natal. Independentemente dos filhos que vamos tendo (quem os tem), a essência mantém-se. E a essência somos nós e a nossa amizade. Fazem-lhe jus os fugazes reencontros nos quais nunca falta conversa, tal como se nos tivéssemos visto ontem ou a semana passada. 
Há anos atrás uma delas contava-me da sua gravidez ainda muito precoce, numa alegria inimaginável, só compreendida por quem já tinha passado pelo mesmo. Há dias recebi uma mensagem de outra Helena, e a foto da sua princesa acabada de nascer. É claro que fiquei de coração cheio, o que me leva a pensar que o nome próprio Helena, poderia até ser substituído pelo comum, amiga. Neste caso, esta frase faria todo o sentido:
"Tenho uma helena que me deixa sempre de sorriso nos lábios"




Para além destas, tenho a dizer que também tenho outras helenas de quem não abro mão, ficam já a saber.

Comentários

Onde mais se meteu o nariz