O poder das crianças

Ontem o Miguel disse-me:
-Mãe, amanhã é dia da luta contra a SIDA.
- Ai é? (confesso que não me lembrava)
- Sim, foi a professora que disse.
- E disse o quê?
- Que é uma doença má... E que este dia serve para nos lembrarmos das pessoas que a têm. Mas não é por isso que é feriado!

Há dias, no dia do não fumador, também me informou do mesmo, referindo o perigo do tabaco.
- Por que é que os adultos fumam?
Pois é...

As crianças têm a capacidade genial de absorver informação; ficam atentas ao que é novidade para si e ainda conseguem consciencializar os adultos, para causas e factos importantes, mas que para muitos ou não o são, ou deixaram de o ser.
Aprende-se tanto com elas! Ensinam-nos/relembram-nos à sua maneira, que a vida (vista pelos seus olhos) é muito mais simples do que a fazemos. Não há ditos, nem mexericos. As zangas não passam de instantes. As brincadeiras, os jogos de bola, os desenhos animados... dominam-nas, e sua vida resume-se a isto.
Pena é,  quando antes do tempo, algumas adversidades estragam esta magia.

Ainda assim, prezo miúdos informados e conscientes do mundo que os rodeia. Esta faceta, fá-los não só, cidadãos atentos, sensíveis, e quiçá, interventivos, como que a precaverem-se de eventuais riscos nocivos para si e para os outros. Esta função é essencial no seio da família, embora a escola também tenha um papel importante. Pelos vistos, está a funcionar.

Espero, sinceramente, que assim continue.



Comentários

Onde mais se meteu o nariz