Quinta-feira da Ascensão

Trata-se de uma efeméride religiosa, que tal como o nome o indica, celebra a ascensão de Jesus ao céu, sendo assim considerada "o dia mais santo do ano".

De acordo com as liturgias, não se devia trabalhar. E como as tradições devem ser cumpridas e nós somos bem mandados, assim o fazemos: em Alvito, Vidigueira e Beja é feriado municipal, para além de o ser em muitos outros concelhos deste país.

Não obstante, é também o "dia da espiga", uma celebração assinalada com um passeio ao campo onde se fazia o "raminho da espiga" composto por espigas de trigo, ramos de oliveira, flores campestres - lírio roxo, malmequeres brancos e amarelos e papoilas. Depois era colocado atrás da porta, substituindo o do ano anterior. Assim se cumpriu a tradição durante anos. E ainda há quem o faça. Este ano vou tentar...


"Era chamado o "dia da hora" porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da "espiga" e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios"




O cancioneiro alentejano possui uma moda intitulada "Quinta-feira d' Ascensão", desta feita interpretada pelo grupo D'Empreitada. 
Ora oiçam lá...





mãedetrês no Instagram AQUI

Comentários

Onde mais se meteu o nariz