Cozinha bio

A campainha tocou perto da hora de almoço. Estava agendada para hoje, a entrega do cabaz dos legumes e hortaliças frescas, da Alémbio.
Para além da couve e do tomate que havia pedido, o resto foi surpresa. Assim tenho: cenouras, cebolas e alhos, feijão verde... e beterraba! Nunca tinha cozinhado nada com este ingrediente...

Gosto deste efeito surpresa do cabaz. Porquê? Porque de outra maneira, provavelmente não compraria produtos, os quais não integram as nossas habituais preferências.



A sugestão da Alémbio foi que fizesse sumo de beterraba ou sopa. Além disto fiquei a saber, os inúmeros benefícios deste produto (que desconhecia) entre eles, o elevado teor de fibras, rica em antioxidantes, vitaminas B e C e magnésio, e ainda com poucas calorias!

Optei pelo sumo. Cortei a beterraba em pedaços e triturei até ficar uma papa. Adicionei sumo natural de laranja e limão, chá de tomilho e limão, água e gelo. O pai e mãe gostaram muito!




Seguiu-se uma rica sopa de legumes!

Para a base
- Feijão canário (cozido em casa)
- Cebola
- Alho francês
- Cenoura
- Nabo
- Azeite q.b.
- Sal q.b.

Quando os legumes estão praticamente de cozidos, adiciona-se
- Couve (cortada em juliana)
- Cenoura (em pequenos pedaços)
- Coentros picados e/ou poejos

Humm, uma delícia!


A Alémbio dispõe de dois cabazes, com entrega ao domicílio - horta pequena (10€) e horta grande (20€), ambos com a mesma frescura e qualidade.

Évora|Beja


A mãedetrês gosta muito!








Comentários

  1. Olá Susana, posso dar-te uma sugestão para a beterraba. Eu adoro beterraba de qualquer maneira. Podes fatiar fina e cozer, depois escorres a água (podes aproveitá-la para o sumo) e colocas num frasco, juntas azeite, vinagre, óregãos, sal e pimenta qb. Espera um pouco até esfriar e serve como acompanhamento. É muito bom. Bom apetite. Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão! Parece-me bem e vou experimentar! bj

      Eliminar

Enviar um comentário

Onde mais se meteu o nariz