Brincar

Num mundo de tecnologias cada vez mais apelativas, é difícil brincar à moda antiga. Lembro-me das muitas brincadeiras da minha infância. Era a campeã da minha rua (e de mais algumas) do jogo no elástico. A-DO-RA-VA! Jogar ao aeroplano também era outra das diversões, que coloria a giz de várias cores, o alcatrão.
Mas, jogar ao mata era o êxtase da altura (com equipas mistas). Confesso que aqui já não dominava. Primeiro, porque tinha um medo terrível das boladas que eram lançadas pelos rapazes mais velhos, quase como balas de canhão. Cada vez que uma me acertava, deixava marca, para que nem eu, nem ninguém (da equipa dos martirizados), duvidasse que ali não era o lado do poder - o chamado "resigna-te à tua insignificância". Às vezes, não me aguentava e lá me saía uma lagrimita, o que me levava de imediato a ser vaiada pelas hostes.
Decidi então que tinha de mudar de estratégia e começar a fazer parte da equipa dos gladiadores, nem que fosse para substituir alguém ou, na melhor das hipóteses, fazer um jogo do princípio ao fim. Assim, matava dois coelhos de uma cajadada só: ganhava e safava-me às boladas que me deixavam lostras vermelhas que até ardiam.
Passávamos as noites de verão nisto.

Agora os tempos são outros, mas ainda me posso dar por feliz, pois apesar de os jogos já serem outros, os meus rapazes, ainda brincam na rua, embora em número bastante insuficiente face à minha mocidade. Seja como for, lá se juntam para as partidas de futebol/futsal, passeios de bicla e o famoso "bica-bidon", um misto de futebol com escondidas.

Mas ontem fui verdadeiramente surpreendida. Ainda estava a arrumar a cozinha quando entraram os dois mais novos. O T pôs uma fita com um cartão ao pescoço, como que em jeito de identificativo, e já trazia uns papéis e uma caneta. Disse ao paciente:

- Sente-se, sff. Então o que o traz por cá?
- Doí-me a perna.
- Ai sim? Vamos lá ver isso...
  Se eu carregar aqui, dói?
- Um pouco...
- E aqui?
- Aqui doí-me muito!
- O senhor tem um problema aqui, não vê? Até se vê a veia!
- Ah, tá bem...
- Vou-lhe receitar uns medicamentos.

E lá escrevia nas suas folhas, talvez fossem receitas :)

Hoje de manhã, entra-me o minorca na casa de banho:
- Mãe, o que é que são veias?
- São pequenos tubos que temos no corpo, por onde circula o sangue, porquê?
- Foi o T que me falou nisso...

Creio que foram influências da consulta desta semana pois nunca os tinha visto a brincar aos médicos!
O próximo passo será brincar com as amigas, às mães e aos pais??? ;)



                                                                                  ♡


Estamos no instagram. AQUI

Comentários

Onde mais se meteu o nariz