De pequenino é que se torce o pepino

Chegámos tarde a casa e cansados.
Pouco depois, cerca das 11 da noite, o T diz-me: "Mãe, esqueci-me de fazer os exercícios de matemática..."
Quando o ouvi balbuciar, não liguei muito (porque afinal, todos nós falhamos). Disse-lhe que ainda assim, estava mais do que hora de ir para cama. Mas, de repente lembrei-me: ele esteve em casa uma tarde inteira e não fez sequer o saco da natação, tal como lhe pedi; descansou durante 2 semanas e está por isso de cabeça fresquinha e não fez o trabalho de casa?!
- Vais fazer vais!
Apresentei-lhe todos os argumentos e rematei o discurso com o cliché: 
- Há tempo para tudo T! Tudo!
Pegou no livrinho e no lápis e lá foi exercitar o cérebro!
Depois até fiquei com pena, mas normalmente não volto com a palavra atrás.

As crianças precisam de regras, de hábitos. Este conjunto é determinante para o seu crescimento, assim como a responsabilidade. E brincar, também. Bem gerido, há de facto, tempo para tudo! Só assim se podem formar pessoas íntegras, de bom senso e bem-educadas. É isto que tento fazer.

Já aconteceu, por diferentes motivos, dizer aos meus filhos para não fazerem o TPC naquele dia, mas não neste caso, em que a falta de vontade superou o dever. É em situações como esta que os ponho a refletir sobre o que fizeram.
Tenho (quase) a certeza que não se esquecerá disto. E de que hoje dormirá mais cedo.

---------
Significado do provérbio 

Comentários

Onde mais se meteu o nariz