Dar sangue

Há muito que queria fazer isto, mas faltava-me sempre a coragem. Isto porque há para trás, uma saga de desmaios por fazer um simples exame de sangue. Sentia um medo terrível e mal entrava no laboratório de análises, começava a suar como se não houvesse amanhã. Foram anos nisto... Até ser mãe! Entre muitas mudanças para melhor, o superar a fobia a agulhas é uma das que está em destaque.

E o que eu admirava todos aqueles que se davam/dão a esta causa, voluntariamente?! É que nem fazem ideia!

Hoje fui, finalmente, dar sangue. Aceitei o desafio da escola dos meus filhos, aberto à população. Enchi-me de coragem e fui! Foi tão rápido que não cheguei a ouvir a 2ª música até ao fim. Sim, levei os fones, para me abstrair do que ali estava a fazer. Mas  quase nem foi preciso. Quando dei por mim, estava o enfermeiro ao meu lado a ver-me o braço (para o qual nem olhei), o que me levou a pensar que eventualmente já estaria a jorrar sangue por todo o lado! Dramaaaaaaa 😃
- Já está!
- O quê?! Perguntei um pouco aflita.
- Já terminou. Vai continuar deitada e faça pressão na compressa.
Ponto final. 

Depois fui "lanchar" com os meus colegas dadores. Para além disto, tínhamos em comum um coração cheio. O meu de alívio, mas sobretudo, de um sentimento de missão cumprida. Que gosto poder ajudar alguém! 

A todos os que hoje estiveram na escola dos meus filhos para esta iniciativa, um enorme bem-haja. E foram muitos, entre dadores, equipa médica e de enfermagem, pessoal da Associação de Dadores de Sangue. E claro, um agradecimento especial aos organizadores da iniciativa.

DÊ SANGUE! Não custa nada!

Para mais informações sobre a dádiva, aqui.


Nota - dador e doador são sinónimos.




Google

Comentários

Onde mais se meteu o nariz