Excelência

Já há algum tempo que sabia que o meu filho do meio integrava o Quadro de Excelência do 4º ano, facto que revelámos apenas aos mais chegados. Esta semana, o assunto foi tornado público, na cerimónia "Receção à Comunidade Escolar" promovida pela autarquia, onde se entregaram os diplomas.

Fiquei muito orgulhosa, aliás, ficámos: eu, o pai, os manos e todos aqueles que gostam muito dele (e sei que são muitos). Mas é um orgulho despretensioso, semelhante ao que sinto a cada resultado obtido num teste, seja do mano mais velho ou do mano do meio (o minorca só agora entrou neste processo); como a cada vez que marcam um golo ou fazem outra qualquer conquista; a cada presente feito por eles, no dia da mãe. Só.

Apesar de os apoiar quase sempre nas atividades da escola, não sou obcecada. De forma alguma. Já aqui o disse: exijo dos meus filhos aquilo que sei que têm capacidade para dar e nada mais do que isso. Há inclusivamente alturas em que já não vejo TPC's à frente, e outras, em que já não aguento com tanta revisão de matérias nas vésperas de testes porque as datas são sempre coincidentes. E que às vezes, também os deixo à sua própria mercê porque eu também tenho de preparar as minhas aulas, e de arrumar a cozinha e tudo e tudo, e que eles também têm de abrir a pestana pois eu não estou ao seu lado no teste (digo-lhes isto tantas vezes...) 

Contrariamente ao que se pensa, ser aluno de excelência não é estar enfiado no quarto, horas a fio a estudar, passar as férias de cabeça enfiada nos livros a preparar previamente novas matérias, de uma forma absolutamente obstinada. Pobres miúdos...

É verdade que o Tomás é um miúdo organizado, metódico e atento, o que obviamente, é meio caminho andado para o sucesso. A juntar a isto, as suas capacidades levam-no a alcançar bons resultados, e daí esta distinção escolar. Mas é sobretudo muito humilde! Tem amigos de sempre (e com grande apetência para alargar este leque), companheiros de uma vida; é genuíno e determinado. E tudo isto é o que mais importa.

Dizem que tenho um filho de excelência. Eu diria que tenho três! Todos são saudáveis, giros (guardanapo, pf :), uns mais simpáticos que outros, mas acima de tudo, felizes.
E é isto que me deixa realmente, a rebentar de orgulho! 



Ao Vasco, a juntar ao tanto que já és, falta-te um danoninho!
Ao Tomás, que continues sempre assim. Sabes que o prémio é o que menos importa.
Ao Miguel, segue o exemplo dos manos, que são muito bons rapazes.

Um agradecimento especial a todas as professoras/es, auxiliares e monitores que acompanham diariamente TODOS os miúdos a quem "enchem" de saberes, regras e carinho.

Aos outros meninos e meninas premiados, muitos mais sucessos!

Aos técnicos da CMA, parabéns por toda a logística do evento.
Ah, adorei os vídeos!!


Foto: cortesia CMA



Comentários

Onde mais se meteu o nariz