A rotina de uma fraca desportista

Depois de três gravidezes, aumentos consideráveis de peso durante as mesmas, comer sem restrições 🍰🍝🌯🍧🍷... o corpinho vai-se sentido, pois claro... A idade já é outra e os fatos de banho assentam-me cada vez melhor... (nem sei porquê) 😉

Esta semana retomei a caminhada/corrida (já deve ser a vigésima vez...)
Aproveitei o facto de se comemorar o dia internacional da atividade física - 6 e abril - e lá fui eu, de mochila às costas com a garrafinha de água e os fones, à conta dos quais ia sendo atropelada, por um engraçadinho/parvinho qualquer! Enfim.




Bom, mas lá fui. E já somei uns km's. Num desses dias tive também um companheiro de caminhada que se deslocava de bicicleta com rodinhas. 🚲 
Resultado - tive de o empurrar nas subidas e ainda carregar com o veículo quando o menino começou a acusar alguma fadiga! Mãe sofre... tremiam-me os bracinhos até dizer chega e fiquei toda partidinha! Mas vá...

Caminho/corro (é tipo misto, uma vez que não aguento o percurso todo!) porque gosto. O exercício físico dá-me energia e alivia-me a tensão dos dias cheios. Pena é que não faça parte da rotina diária: ou são as compras, ou os tpc, ou o jantar, ou reuniões, ou simplesmente o "quero lá saber disto, vou mas é sentar-me a descansar e a lanchar, que o meu mal é fome!"

Mas não pode ser, pois os benefícios da prática desportiva superam em larga escala, o sedentarismo ( que não tem nenhuns). Há por isso, várias razões para nos mexermos :

1) Funciona mais que dieta quando o assunto é perder de peso;


2) Melhora a postura,  prevenindo dores musculares e ósseas (que já tenho)

3) Regula o sono;


4) Proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o stresse;

4) Fortalece o sistema imunológico;

5) Diminui os riscos do cancro de mama, pois os exercícios diminuem os níveis de estrogénio;



... e muitas, muitas mais.

A propósito deste último ponto: hoje realizou-se em Lisboa, a Corrida Sempre Mulher, cujos lucros revertem a favor da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama 
Tenho pena de não ter participado, ainda que tenha pensado nisso. De qualquer forma, deixo a minha homenagem a quem o fez, mas principalmente, a todas aquelas que já passaram ou que estão a passar pela situação.





Comentários

  1. Olha não sei se vai servir de incentivo, mas ainda assim te dou uma força mesmo que de longe, para que n pares nunca de te exercitar e que n estabeleças dias de treino, todos os dias são dias bons para treinar, e assume um compromisso contigo mesma, assim como temos de fazer tantas outras coisas que n gostamos ou n queremos, treinar é só mais uma, mas acreditar quando fizer parte da rotina, será um prazer, assim como te disponibilizas para os outros, e cumpres para os outros, faz por ti que n és menos importante, eu levanto me todos os dias ás 6h para treinar, faça chuva vento ou sol, e ainda me perguntam, mas como é possível todos os dias sem falhas, e eu respondo que tenho um compromisso comigo :D beijinhos a uma mãe linda e maravilhosa e futuramente atleta

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Onde mais se meteu o nariz