Bricolage - porque sim!

Já com o jantar preparado - sopa de feijão encarnado com espinafres e peixe assado no forno -   dediquei-me à bricolage, enquanto os rapazes descansavam no sofá (porque também merecem).

Desde há muito que o papel de parede é meu aliado na decoração da casa pois permite a personalização de um espaço, sem grandes nem caras mudanças. Outro material são as telas. Não, não pinto. Visto-as de tecidos que compro (para dizer a verdade, a grande maioria são oferecidos pela minha mãe, que é rapariga de bom gosto :) Quando me farto do padrão, uso outro tecido, mantendo a tela. Normalmente mudo-as de sitio e nisto a fita-cola de dupla face, dá um jeitão!

E é muito simples: 
- Passa-se o tecido a ferro, de forma a ficar sem vincos, nem rugas
- Se o padrão for geométrico devemos ter em conta as linhas, de modo a que o painel não fique torcido; se for estampado, pas de problème, é só ajustar a peça à tela. 
- Deve-se começar a pôr os pioneses (é isto que utilizo mas também dá com agrafador) do lado maior da tela  (no caso de ser retangular) e depois esticar o mais possível o tecido, prendendo-o do lado paralelo. 
- Nota - Há tecidos mais escorregadios por isso, deve dar-se uma dobra e só depois, espetar o pionés.




Et voilà:



Embora o laranja não seja  das minhas cores de eleição, achei o padrão bonito e daí tê-lo utilizado para forrar estas telas, para colocar num local que estava demasiado vazio.

Desta forma e a preços low-cost, vou fazendo uns face-liftings à decoração e assim, mudo ambientes até porque, e diz quem sabe, faz bem à alma e às energias (que se querem boas)!

Sempre que posso dedico-me também ao restauro de peças que já tenho ou que "herdo" (pequenos móveis). E já conto com um curriculum considerável - cadeiras, mesas, aparadores, cómoda.... Dou-lhes cor (ou não) e uma nova vida. Claro que é um processo moroso e que requer alguma paciência (retirar verniz com pedaços de vidro, lixar, passar cera ou tinta conforme o que se pretende...),  mas o resultado vale a pena. Faço-o com muito gosto.
Para este fim de semana os planos de brico continuam. Vamos lá ver...



Comentários

Onde mais se meteu o nariz