Cozinha regional
Sempre gostei do sábado de manhã. Acordo sempre com energia! Gosto de ir às compras ao mercado onde posso escolher os verdadeiros produtos da terra. E comprar bolos folhados, ainda quentes! Privilégios de viver em ambiente rural (entre muitos outros).
Hoje a escolha recaiu no mogango, uma abóbora cor-de-laranja, com a qual é possível fazer inúmeras iguarias, doces ou salgadas: compota, sonhos, pastéis, sopa,...
As sopas de pão ou açordas, do Alto ou Baixo Alentejo, respetivamente, são parte integrante da cozinha regional alentejana. Certo é que, de todas, a mais famosa é a Açorda de Alho, mas o cardápio vai muito mais para além disso - açorda de espinafres, de tomate, de beldroegas,... Receitas simples, com ingredientes em tempos considerados pouco "nobres", mas cujos sabor e valor nutricional têm dado trunfos e alcançado o reconhecimento de todos.
Embora não seja tratado como açorda, o Feijão com Mogango (ou frade, ou bogango, ou abóbora-menina) é efetivamente outro manjar tradicional por estas bandas. Os alhos e coentros estão na base deste prato, aos quais se juntam o mogango e o feijão (de preferência manteiga ou canário). Após a cozedura, remata-se com um pouco de vinagre e deixa-se apurar. É servido com sopas de pão, acompanha-se com peixe frito e azeitonas. E é absolutamente delicioso! De sobremesa, bolo folhado.
E assim, temos uma fórmula bombástica de ganhar peso! :)
Claro que, se retirarmos o pão, teremos uma sublime refeição mediterrânica, de calorias controladas. Que é o que vou fazer.
Bom apetite!
Sopa de Feijão com mogango |
Comentários
Enviar um comentário